data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na manhã desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul. O grau de severidade do acontecimento é de perigo potencial, resultando em estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, além do baixo risco de corte de energia.
Avós e netos contam como a pandemia os fez ficarem mais próximos
As chuvas, que devem permanecer entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, estarão acompanhadas de ventos intensos, que podem chegar até 60 km/h. Há ainda a possibilidade de queda de granizo. O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os indivíduos não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado que veículos sejam estacionados próximo de torres de transmissão e placas de propaganda.
De acordo com meteorologista da BaroClima, Gustavo Verardo, a segunda-feira iniciou com chuvas e instabilidade no tempo devido a uma frente fria que está atuando sobre o Estado. Nesta terça-feira, uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar deve avançar pelo Rio Grande do Sul, proporcionando uma onda de frio intensa e Santa Maria pode amanhecer com temperaturas abaixo de zero na quinta e sexta-feira.
Conforme alerta publicado pelo governo do Estado, ainda na terça, há previsão de geada generalizada. A entrada de umidade favorece a ocorrência de chuva congelada na região da Campanha e neve nos Campos de Cima da Serra, durante a madrugada de quinta-feira (30/7).
Rio Grande do Sul recebe 486,8 mil doses contra a Covid até quarta-feira
BUSQUE AJUDA
Em caso de estragos e alagamentos, entre em contato com a Defesa Civil Estadual (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em Santa Maria, a Defesa Civil atende os chamados 24h pelo telefone (55) 3222-5192 ou pelo WhatsApp (55) 9110-7940. Assim como 4º Batalhão de Bombeiros Militar, cujo o contato é o (55) 3220-1300.